Descrição:
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil estabelece as diretrizes para a organização dos currículos nessa etapa da educação básica no Brasil. Ela define os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que todas as crianças devem alcançar ao longo dessa fase, considerando suas especificidades, contextos e diversidades culturais.
A BNCC para a Educação Infantil está estruturada em cinco campos de experiências, que são:
- O eu, o outro e o nós: focado no desenvolvimento da identidade e autonomia das crianças, nas relações interpessoais e na convivência social.
- Corpo, gestos e movimentos: visa promover o desenvolvimento da corporeidade e das habilidades motoras, explorando movimentos, gestos, ritmos e expressões.
- Traços, sons, cores e formas: voltado para a expressão estética e artística, incentivando a experimentação com diferentes linguagens artísticas, como desenho, música, dança e teatro.
- Escuta, fala, pensamento e imaginação: busca desenvolver a linguagem oral e escrita, a comunicação, a escuta ativa, a capacidade de expressão e o pensamento lógico.
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações: focado no desenvolvimento do pensamento matemático, explorando noções espaciais, temporais, de quantidade e de transformação.
Esses campos de experiências orientam as práticas pedagógicas na Educação Infantil, proporcionando uma educação integral e de qualidade, que promove o desenvolvimento integral das crianças.